8 de junho de 2010

Copa do Mundo e o futebol-anão de Dunga

Pois é, terça-feira dia 15 tem jogo do Brasil.

A julgar pelas últimas copas vamos sofrer com um time de defesa forte e dois ou três para atacar.

É a "era Dunga", o futebol rebaixado, futebol-anão, em sua quinta edição.

1990: Isso mesmo, prá quem não lembra começou em 1990 com Lazaroni de técnico e Dunga no time, no ataque só Careca e Muller, de resto um amontoado de volantes. Perdemos para a Argentina, gol de Caniggia

1994: Parreira de técnico, o inevitável Zagalo de auxiliar. Novamente a mesma tática: no ataque só Romário e Bebeto, até o meia Raí foi sacado para a entrada de...adivinhem? Mais um volante.

Numa das Copas mais horríveis da história ganhamos, ou melhor empatamos covardemente com a Itália na fnal e "ganhamos" nos pênaltis. Pela primeira vez na história das Copas um time era campeão nos pênaltis (somente a historicamente retrancada Itália repeteria esse feio feito em 2006). Vencemos, para desgraça do bom futebol, confesso que esforcei para comemorar, uma espécie de alegria protocolar.

1998: O Brasil vai de Zagalo, nosso grande vencedor, o famoso "fila", "fila de uma puta" (com 13 letras!) de técnico gagá, até trocava os nomes dos jogadores. Mais sofrimento e terminamos com o vexame dos 3 a zero diante da França, que nunca havua ganho Copa.

2002: saímos do esquema Dunga-Zagalo-Parreira, com Felipão fomos campeões. Coincidência não?

2006: novamente Parreira de técnico, tão vencedor que dirigiu seleções em 7 copas e só venceu aquela... Novamente vexame contra a França, um time pesado (literalmente) e apático, Ronaldo semi-gordo tomou até chapéu de Zidane.

Os defensores do estilo Dunga, e ele mesmo, gostam de arrotar pragmatismo. Volta e meia respondem as críticas dizendo que futebol bonito não ganha, 1994 é seu paradigma.

Sejamos pragmáticos então: perdemos em 1990, perdemos em 1998, perdemos em 2006 e só ganhamos em 1994, na loteria dos pênaltis. Eis aí os resultados! De que lado estão os números? Uma vitória em 4 copas vale todo nosso sofrimento?

Uma coisa é certa. Se ganharmos não será por Dunga, será como sempre, por um lampejo de individualidade de Robinho, Kaká ou Luis Fabiano.

De resto é curtir a Copa mais pelo futebol do que pelo Brasil. Juntar os amigos, comer um petisco e beber cerveja. É prá isso que a Copa serve! Um pouco de lazer quebrando a rotina do trabalho, mas tem sempre um Dunga querendo nos fazer sofrer como se estivéssemos trabalhando.

Bons tempos aqueles em que Dunga era apenas o nome de um anão.

3 comentários:

  1. Rocco, parabéns pelo blog. Mais uma luz no universo tão estúpido dos textos futebolísticos. Não se envergonhe de seus textos, meu velho amigo. Eles não sabem o que fazem em seus castelos de marfim. Abraço!!!

    ResponderEliminar
  2. Rocco, me sinto aliviada de ouvir isso de um brasileiro, que ainda por cima gosta de futebol. Eu mesma sinto um bode enorme de torcer pelo Brasil, e aquele clima globo patriótico eufórico que rola. Não dá vontade de torcer por esse time, po, não dá. Não posso negar que por questões de sangue, quero ver a Espanha ir pra final, e acabar com esse feitiço. Acho que os times africanos vão dar show e me entreter muito mais do que o Brasil. Pero mi corazón, mi corazón es de Diego Armando. Dale Albiceleste!

    ResponderEliminar
  3. o pior é o monopólio das transmissões com dois imbecis patriotas: Galvão Bueno e Luciano do Vale.

    ResponderEliminar

o comentário está sujeito a moderação